Seguir

school Cadastro/importação de produtos

Como funciona o cadastro de produtos no Meus Pedidos?

O passo mais importante para começar a vender com o Meus Pedidos é o cadastro de todos os produtos. Porém, na maioria dos casos é o que dá mais trabalho, pois algumas empresas possuem um Mix de produtos muito extenso, o que torna inviável o cadastro individual. Se este for o seu caso, vá direto ao passo de importação de produtos onde explicamos como fazer o cadastro de todos os produtos de uma única vez usando uma planilha (.xls). 

Cadastro individual de produtos:

  1. O acesso para o cadastro dos produtos nos planos para Representante comercial e para Indústria/distribuidora tem algumas diferenças:
    • Representante comercial: no menu principal, clique em Representadas e depois selecione a representada na qual deseja cadastrar os produtos;
    • Indústria/distribuidora: no menu principal, clique em produtos;
  2. Clique no botão Cadastrar produto;
  3. Preencha as informações do produto (os campos com asterisco [*] são obrigatórios). Quanto mais completo o cadastro do produto, mais informações o vendedor terá na hora de fazer a venda;
  4. Preencha as informações de comissão desse produto caso ele tenha um percentual diferenciado da representada ou do vendedor;
  5. Clique em Salvar. 

Agora é só repetir o passo com os demais produtos. Obs: para os produtos aparecerem no aplicativo off-line, é necessário sincronizar o aplicativo após o cadastro de produtos ser concluído.

Importando produtos com uma planilha:

A importação de produtos por meio de uma planilha (.xls) é a forma mais rápida de cadastrar os produtos. Basicamente os passos são: baixar uma planilha modelo do sistema, preencher com os dados dos produtos copiando e colando as informações nos devidos campos e depois enviá-la novamente ao sistema. Abaixo está o passo a passo de como realizar esse procedimento:

  1. O acesso para a importação de produtos nos planos para Representante comercial e para Indústria/distribuidora tem algumas diferenças:
    • Representante comercial: no menu principal, clique em Representadas e depois selecione a representada na qual deseja importar os produtos.
    • Indústria/distribuidora: no menu principal, clique em produtos.
  2. Clique no botão Importar produtos;
  3. Clique no botão Download do modelo de importação de produtos Meus Pedidos;
  4. Abra a planilha que foi baixada e preencha com as informações dos produtos, prestando atenção nas indicações importantes abaixo:
    • Não exclua e nem oculte nenhuma coluna da planilha
    • Não deixe nenhuma célula em branco nas colunas que estão escrito "Obrigatório"
    • Não altere o cabeçalho da planilha
    • Não inclua nenhuma coluna na planilha
    • Salve ela sempre no formato .xls
  5. Depois de salvá-la, clique no botão Minha planilha já está no modelo;
  6. Clique em Escolher arquivo para buscar a planilha no seu computador;improta__o.gif
  7. Selecione uma das duas opções:
    • Substituir produtos: essa opção apagará TODOS os produtos já cadastrados e suas respectivas fotos para cadastrar os produtos que estão na planilha de importação. CUIDADO: não será possível recuperar o cadastro dos produtos e fotos que serão excluídos.
    • Atualizar produtos: essa opção irá comparar, através do código, quais produtos da planilha já estão cadastrados no sistema. Caso o produto já esteja cadastrado, o sistema atualizará as informações que estão divergentes (descrição, preço, informações adicionais, etc.). Os produtos da planilha que ainda não estiverem cadastrados no sistema serão cadastrados. Dica: você pode usar essa opção sempre que quiser atualizar uma tabela de preço, estoques ou categorias. 
  8. Clique em Próxima etapa;
  9. Confira no resumo da importação se os dados estão corretos. Aproveite esse momento para vincular as tabelas de preço caso esteja cadastrando ou atualizando;
  10. Clique em Confirmar importação.

Observações: não existe quantidade máxima de produtos para importação, porém, de acordo com a velocidade e estabilidade da sua conexão, se a planilha tiver um número muito grande de informações pode acontecer um time out e a importação pode não ser concluída. Por isso aconselhamos dividir a importação em planilhas de no máximo 2 mil produtos por vez.

Pronto, sua importação de produtos foi concluída. O sistema mandará um e-mail confirmando a conclusão da importação. Agora, o próximo passo é Importar as fotos.

Precisando de ajuda, pode contar com nosso atendimento pelo chat, email ou telefone:

[email protected] 

(47) 3481-8050

 

 

 

 

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

0 Comentários

Artigo fechado para comentários.