Seguir

school Curva ABC de clientes

Analisando a curva ABC de clientes

A curva ABC é um relatório que classifica os clientes, ajudando a identificar uma dependência excessiva de alguns deles na carteira da empresa. 

Como é montada a curva ABC de clientes no Meus Pedidos:

  1. Soma-se todo o valor de pedidos feitos para cada cliente no período. Apenas são considerados os pedidos concluídos.
  2. Descobre-se o percentual de participação do cliente dentro da listagem. Esse percentual é obtido através da fórmula:
    • (valor de pedidos do cliente) dividido por (valor total vendido no período)
  3. Ordena-se os clientes de acordo com o valor dos pedidos. No topo da lista estão os clientes com o maior valor (e consequentemente, maior participação no resultado).
  4. Agrupa-se os clientes em três grupos: 
    • Curva A: Na curva A são considerados os clientes que respondem por 80% do faturamento no período;
    • Curva B: os clientes que respondem pela fatia entre 80 e 95% do faturamento;
    • Curva C: são listados os clientes que respondem pelos últimos 5% do faturamento.

Exemplo:

O valor acumulado de faturamento até o cliente anterior é de 0%. Como é inferior a 80%, classifica como curva A. 

Agora o valor acumulado é de 53,56%. Como ainda é inferior a 80%, classifica como curva A.

Agora o valor acumulado é de 93,51%. Como já ultrapassou 80%, o cliente é classificado como curva B.

Agora o valor acumulado é de 96,74%. Como já ultrapassou 85%, o cliente é classificado como da curva C.

Filtrando por vendedor:

Você também pode acompanhar a curva ABC de clientes filtrando por vendedor

Qualquer dúvida, pode contar com nosso atendimento pelo chat, email ou telefone:

[email protected]

(47) 3481-8050

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

0 Comentários

Artigo fechado para comentários.